Fundo Escola do Flow Espectro Final.png
Foto do escritorEscola do Flow

ARTISTA NÃO ESTOURA, VIVE UMA JORNADA !

Atualizado: 24 de nov. de 2023

Quem é que sabe o nome do álbum póstumo do Michael Jackson? E quem o ouviu? Poucas pessoas podem responder a essa pergunta sem recorrer ao Google ou a outros mecanismos de busca. Isso nos faz refletir sobre o estrelato e a relevância dos artistas.

Se até mesmo alguém como Michael Jackson, um artista histórico de importância mundial, não teve seu último álbum ouvido pela maioria das pessoas, o que dizer de nós? Todos nós somos, de certa forma, irrelevantes. Ao longo dos anos, perdemos nossa relevância e, eventualmente, morremos.

Portanto, se você está fazendo música apenas para estourar, para querer aparecer e ser aceito, saiba que está fadado ao fracasso. Não é saudável querer estourar uma música a todo custo, como se fosse uma obsessão doentia. Um verdadeiro artista não busca o estrelato, ele vive uma jornada.

A música é algo que vem da alma, é uma inspiração que surge naturalmente. Não é uma escolha, é uma necessidade. Assim como precisamos nos alimentar, nos exercitar e respirar, temos uma necessidade de arte. Temos sede de arte, sede de fazer a nossa música, de criar o nosso rap.

Você já pensou que até mesmo Michael Jackson pode ser esquecido? Isso nos faz refletir sobre nossa própria relevância. Não devemos nos prender a essa obsessão pelo sucesso e pela fama. Devemos fazer arte porque amamos, porque é uma forma de nos realizarmos. Devemos fazer música para nós mesmos.

Então, como melhorar sua música? É preciso estudar, entender o que você representa, quais são suas referências e pilares. Conheça os subgêneros do rap, assim como existem subgêneros no rock. Busque evoluir e aprimorar sua arte, esteja preparado para se apresentar em qualquer lugar.

Mas lembre-se, fazer música não é apenas para estourar, para querer aparecer. É uma jornada de autoconhecimento e realização pessoal. Não busque apenas a fama, busque a excelência. Estude, se organize, se aprofunde na sua arte. Viva o que você ama, seja autêntico e não se compare aos outros.

Não se prenda à ilusão da visibilidade e dos plays. A indústria perdeu o controle da música, e agora é possível fazer música de forma livre, sem depender do estrelato. Não se iluda com a competição e as listas de reprodução do Spotify. A música é muito mais do que números e métricas.

É hora de recriar espaço para os artistas, de se unir e dar atenção uns aos outros. Devemos valorizar nossa cidade, nossa cultura e incentivar uns aos outros. A arte não deve ser uma competição, mas sim uma forma de expressão e realização pessoal.

Não se iluda com a busca pelo estrelato. Busque a excelência, cuide da sua saúde mental, física e espiritual. Valorize sua identidade e respeite aqueles que te respeitam. A vida é um desafio, mas ao entender que você não precisa estourar para ser um artista de verdade, você estará livre dessa pressão e poderá viver sua jornada de forma plena.